segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SHORTCUTZ PORTO #75| ENTRADA GRATUITA | 22 H | SALA 2 | HARD CLUB

CURTA VENCEDORA DO MÊS

CURTA SHORTCUTZ NETWORK :
LUCY de Nuno Costa e Cristiano Van Zeller VENCEDOR FEV 2010 - LISBOA 




Sobre os acontecimentos de Fátima de 1917.O filme foi rodado em Fátima e Reguengo do Fetal em 2008. Nesse ano, ao REGIÃO DE LEIRIA, Nuno Costa explicou que “Lucy” não tem como objectivo questionar o fenómeno de Fátima.

“Questiona antes o que poderá ter sido o fenómeno, levantando algumas pistas. Sobretudo, procura mostrar a profundidade da experiência religiosa. É um elogio à experiência religiosa e mística”.

Para Nuno Costa, a curta-metragem pretende “fazer pensar e fazer sentir” e não chocar.
 
Apresentação de "UM DOCUMENTÁRIO BESTIAL" de Nuno Costa






SINOPSE

Como a quimera e o grifo, o touro é um animal inventado pelos homens. Na Antiguidade, os homens inventaram o touro como um animal mitológico. Nos dias de hoje, o sociólogo inventa o touro como um animal de catarse. O ganadeiro inventa o touro como um animal bravo. E com todas estas invenções, os homens acabaram por inventar o touro como um animal Bestial!

Concebido segundo uma lógica conceptual, o filme subdivide-se em três partes que permitem problematizar as diferentes bestialidades - científica, ética, legal, religiosa, psicológica e económica - presentes nas Corridas de Touros.

O que diz a ciência sobre o sofrimento do touro? O que nos faz gostar de uma Corrida de Touros? A tradição é um argumento per si? A Igreja concorda com a tauromaquia? As crianças deviam assistir a Corridas de Touros? Poderá haver alternativa ao negócio tauromáquico? Para estas e muitas outras questões bestiais só mesmo respostas bestialíssimas. E a mais bestial das respostas é-nos dada pelo protagonista do “espectáculo”: o touro.

PROJECTO CONVIDADO: 

CIN RE-MAKE - Há cinco anos a colorir a cidade
 
O domínio da cor é um fator muito acarinhado pela CIN que há cinco anos atrás decidiu levar a cor à rua através da arte. Nascia assim, em 2008, o CIN RE-MAKE. É um projeto de intervenção urbana que se materializa na transformação, através da cor, de elementos citadinos que façam parte da vida dos portugueses.

CIN RE-MAKE '12 com “CIDADE COLORIDA" de Guilherme Afonso


Sinopse:

Numa cidade a preto e branco vive o rapaz colorido. Todos os dias ele sai de casa decidido a cumprir a sua missão de dar alegria à cidade através da sua magia: o poder da cor. Mas a cidade volta sempre a ficar cinzenta e triste.
Um dia o rapaz colorido apaixona-se por uma menina a preto e branco. Ela não tem alegria, cor ou amor e ele, com o desgosto, acaba por ficar também a preto e branco. Desiludido, decide abandonar a cidade mas quando a menina o vê a ir embora chora uma lágrima colorida. E depois outra. Ele vê a cor que sai dos olhos dela e ganha vida: amarela, azul, verde... Volta para trás e juntos dão cor à cidade. Para sempre.
Uma história de amor e da união pela cor, capaz de transformar a nossa vida e a cidade onde vivemos.
Uma história onde a cor é o final feliz.
 Ainda DOCES E DOCINHOS para festejarmos!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário