terça-feira, 16 de abril de 2013

SHORTCUTZPORTO # 94 | 17 de Abril de 2013 | 22H SALA 2 HARD CLUB | ENTRADA GRATUITA

95ª sessão do Shortcutz Porto

Esta sessão do Shortcutz Porto  vai ser muito concorrida, vamos ter como convidado o premiado jovem  realizador brasileiro  Zeca Brito que vai apresentar dois filmes no Shortcutz :

UM FILME CHAMADO ESFÍNCTER
e a curta AOS PÉS.



Sinopse: Mostrando apenas os pés dos personagens, o filme “Aos Pés” discute a questão da arte e suas manifestações diante das estranhezas do mundo e da matéria. O amor como ridículo, subterfúgio da irremediável solidão humana.
Prêmios: Melhor Curta-Metragem 35mm - VII FESTIVAL DE CINEMA DE MARINGÁ 2010 – Paraná - Brasil · Melhor montagem 35mm – (Frederico Ruas)-  VII FESTIVAL DE CINEMA DE MARINGÁ 2010 – Maringá - Paraná - Brasil · Prêmio João Carlos Beltrão de Melhor Plano Cinematográfico Brasileiro – V COMUNICURTAS – Campina Grande -  Paraíba – Brasil · 1° Lugar pelo Júri Popular – CINEME-SE – Santos – São Paulo - Brasil · Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Direção de Arte (Virgínia Simone) - V COMUNICURTAS – Campina Grande – Paraíba – Brasil · Melhor Filme 35 mm –  VI Curta Canoa 2010 – Canoa Quebrada – Aracati – Ceará – Brasil · Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular – II FESTin – Lisboa - Portugal

Diretor: Zeca Brito é cineasta e artista plástico, premiado por seus videoclipes, curtas-metragens e suas xilogravuras. Finaliza o longa-metragem “O Guri” e seu  curta “O Sabiá” foi exibido em 2010 na RBS TV e Canal Brasil ficando com o troféu de Melhor Fotografia no Prêmio Histórias Curtas 2010
UM FILME CHAMADO ESFÍNCTER, de Zeca Brito


Made from OX GUT da   realizadora Inês Cristina, realizado na Escola Soares dos Reis 

Sinopse: Matthew Morgan é uma criatura antropomórfica, que, apesar de um aspeto agressivo e animalesco, é capaz de sentir derradeiro amor. Esse amor manifesta-se face a uma mulher, uma encantadora mulher: Jennifer Harrisson. Ela consegue ver para além da forma mutante de Matthew, e tenta desesperadamente chamar pela sua atenção. Ele vê em Jennifer o amor impossível entre o Homem e o Animal, e, com a evolução desse louco bailado, sente-se progressivamente mais dividido entre a besta e o homem. Acaba por sucumbir à sua força animal, e Jennifer luta por que ele se entregue à sua faceta humana. Ela é levada ao desespero, como Matthew, que se lança sobre ela, como animal que é. Mas Jennifer, como Matthew no início, compreende a impossibilidade do seu amor e, parte.

Também como projecto convidado vamos ter  o festival CINANIMA que vai apresentar:

BON VOYAGE de Fabio Friedli


Sinopse:
Dezenas de imigrantes  a subir um caminhão sobrecarregado. Seu destino é Fortaleza Europa. Quando, finalmente, chegam depois de uma viagem árdua e perigosa, eles são confrontatos por uma realidade diferente, brutal: a forma como os refugiados são tratados na Europa.
 
O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, que desde a sua primeira edição em 1976 tem desenvolvido uma actividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projecto precursor da descentralização cultural portuguesa, tendo-se conseguido afirmar como um evento de relevo internacional fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.
A oportunidade de apresentar um filme no CINANIMA significa para muitos profissionais uma das poucas possibilidades de poder mostrar ao público o fruto do seu trabalho e esforço, para além dos privilégios a que os premiados têm direito. Todos os vencedores de prémios no CINANIMA ficam automaticamente apurados para o concurso europeu de melhor filme de animação o “Cartoon D’Or”, organizado pela CARTOON – European Association of Animated Film. Por outro lado, o vencedor do Grande Prémio do CINANIMA fica apurado para o pré-concurso às nomeações para os Óscares da Academia de Hollywood. Ao longo destes mais de 30 anos de actividade, o CINANIMA contribuiu para a criação de novos públicos para este género, permitindo que o cinema animado pudesse ser reconhecido pelo grande público como um género nobre, afastando o habitual pré conceito redutor de que os desenhos animados são para crianças, e consagrando a animação como uma plataforma de comunicação artística multidisciplinar por excelência.
Mais info: cinanima.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário