segunda-feira, 6 de maio de 2013

SHORTCUTZ PORTO #97 | 8 MAIO 2013 | 22H SALA 2 HARD CLUB | ENTRADA GRATUITA

Esta sessão será muito especial visto ser a nr 97, já estamos em contagem decrescente para a edição 100 do Shortcutz Porto, que contará com muitas surpresas e acontecerá em Junho em data a anunciar!!!

Como curtas em competição teremos esta semana:

XXX de João Alves

"Senhoras e Senhores, o vosso país precisa, mais uma vez, que aceitem o desafio e recriem um filme em não mais que um minuto. Pedimos que peguem numa peça genial de cinema (ou não tão genial assim), que a espremam até à sua essencia mais pura e a comprimam num espaço de tempo um pouco maior que um comentário social num filme de acção! Afinal, 90% da maioria dos filmes é pura perda de tempo. Há tempo suficiente num minuto para salvar o mundo, ficar com a miúda e serem felizes para sempre. Para participar na competição deste ano e ter a oportunidade de ganhar um prémio e estar presente na resplandecente cerimónia dos Jameson Empire Awards em Março de 2013, reúna alguns amigos, monte a câmara algures e comece a filmar. Até aos 60 segundos e nem mais um!"

João Alves aceitou este desafio do DONE IN 60 SECONDS da Jameson/Empire e foi um dos 5 finalistas a representar Portugal na final em Londres!


BARBA de Paulo Abreu


Parado no tempo, um trio de personagens pré-históricos habita ao redor de uma anta. Um deles, hiperativo, tenta despertar emoções aos seus companheiros, através de invenções e obras de arte. Um estranho objeto em osso, que reenquadra a realidade, vai despoletar a cobiça e a inveja entre eles.
Alegoria em Super 8, sobre Portugal e o comportamento colectivo do seu povo.

Caught in time, a trio of prehistoric characters lives around a dolmen. One of them, who is hyperactive, tries to stir his mates' emotions with inventions and works of art. A strange object made out of bone, which reframes reality, will trigger greed and envy in them.
Super 8 alegoria on Portugal, and the collective behavior of its people.

Actores: André Gil Mata, Frederico Lobo, Jorge Quintela, Pedro Bastos

Fotografia, montagem de imagem e som : Paulo Abreu
Direcção de Arte: Sofia Pereira
Guarda Roupa: Susana Abreu
Música: Vitor Rua
Pós produção: João Pedro Gomes
Produtor: Rodrigo Areias
Assistente produção/realização: Ricardo Freitas

Super 8 P/B 22min 2011
Public Award 15º Festival Luso - Brasileiro,
Best Photography, Best Art Direction - Curta 8 - Curitiba
Indie Lisboa, Curtas Vila do Conde, Janela Internacional de Cinema do Recife.


Embaixada do PARAGUAI apresenta:

"Karai Norte" de


"Nos anos 40, no rastro das consequências da Segunda Guerra Mundial, houve uma guerra civil no Paraguai, a partir do momento em que as Forças Armadas do país se dividiram entre a defesa do então presidente e o apoio ao exército rebelde. Vários setores da sociedade foram impelidos a tomar o partido de um lado ou de outro. O saldo do sangrento conflito foi  perto de 30.000 mortos civis e militares e uma sensação de insegurança que contaminou o país.

Karai Norte (2009) começa no limbo que marca o período final dessa guerra. Mas o cenário não é o gabinete do presidente, ou as grandes batalhas que desenharam o evento; o palco é o desolado Chaco, terra de ninguém onde cada um lutava por si mesmo e não se podia confiar em ninguém.

O diretor Marcelo Martinessi centra seu filme em torno da figura de uma senhora de aspecto frágil e voz destruída pelo tempo, que vive isolada em sua cabana em meio ao nada. Enquanto prepara o pouco que resta de sua comida, recebe a suspeita visita de um cavaleiro, com quem desenvolve uma relação desconfiada em que pequenos favores são, dentro da perspectiva agreste da guerra, pagos com honra e gratidão. Uma curiosidade: a excelente protagonista Lidia Vda. de Cuevas foi recrutada entre as avós de pequenos alunos em uma campanha da produção do filme junto a escolas públicas paraguaias.

O inusitado curta paraguaio, inspirado em “Arribeño del Norte”, um conto clássico da literatura local, cria um estranho suspense através de uma estética muito similar à do faroeste norte-americano, que Martinessi domina com maestria. Os olhares e silêncios entre a senhora e o cavaleiro são intraduzíveis e conduzem inteiramente a narrativa. Inteiramente falado em guarani, Karai Norte foi destaque no Festival de Berlim em 2009 e é uma interessante janela para a cultura, a história e o cinema do Paraguai. " in salada de cinema

Projecto Convidado:

MULTIPLEX 2013 -Ciclo de Imagens e Movimento, Arte e Ensaio


Pelo terceiro ano consecutivo, e no seguimento do sucesso das edições anteriores, a Licenciatura e o Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia propõem à cidade do Porto e aos seus visitantes o MULTIPLEX 2013 -Ciclo de Imagens e Movimento, Arte e Ensaio.
Este evento decorre entre os dias 15 e 17 de Maio de 2013 na Universidade Lusófona do Porto.
O MULTIPLEX conta também com exibições de trabalhos dos estudantes de CAM no Espaço Maus Hábitos.
O MULTIPLEX 2013 homenageia e conta com a presença de José Luis Guerín, um dos mais respeitados cineastas do nosso tempo.

A não perder!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário