segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Shortcutz Porto # 127 power by Jameson

Shortcutz Porto apresenta:  Movimento «Mulheres no Terror»
Shortcutz Porto sessão 127 
12 de Fevereiro de 2015 
22 horas  no espaço Maus Hábitos
Entrada gratuita


A Manhã Seguinte» de Jen Moss com a cantora Kate Nash.


 O «Women in Horror Recognition Month» (Mês do Reconhecimento da Mulher no Terror) terá uma sessão especial no festival Shortcutz Porto, no próximo dia 12 de fevereiro (pelas 22h00) no espaço Maus Hábitos.

Iniciado em 2010 pela “blogger” feminista norte-americana Hannah Neurotica, o «Women in Horror» é um movimento que decorre em fevereiro todos os anos e que visa reconhecer o papel da mulher no cinema de terror – como forma de reconhecimento do papel da mulher na sociedade.

Coordenado através da internet e sem fins lucrativos, o «Women in Horror» conta com aderentes pelo mundo fora que organizam festivais e mostras de cinema de terror, exposições de artes góticas e sombrias e concertos de música ‘heavy metal’: sempre com autores femininos.
«Crimes de Embalar» de Laura Whyte

O objetivo é mostrar que até num nicho artístico tradicionalmente associado a homens autores, há mulheres autoras com um movimento próprio e reconhecimento. Geralmente invertendo todos os clichés, os filmes do movimento contam com mulheres poderosas e perigosas, e de todo inofensivas.

Nos EUA, o movimento vem associado a um grande evento de angariação de sangue – o “The Women in Horror Massive Blood Drive” – organizado pelas irmãs Soska, realizadoras de filmes como «American Mary» e «See no Evil 2». Em alguns eventos associam-se iniciativas de sensibilização dos direitos das mulheres e de combate à discriminação de género e discriminação por orientação sexual.

Em Portugal, o movimento teve edições no ano passado no FEST – Festival Novo Cinema Novos Realizadores de Espinho e no Shortcutz Xpress Viseu.

Este ano, contará com uma noite especial no Shortcutz Porto, onde serão exibidos apenas filmes de terror realizados por mulheres – dois deles portuguesas. A sessão, que terá lugar às 22h00 no Maus Hábitos, contará com «Gata Má» de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto«Maria» de Joana Viegas«Crimes de Embalar» de Laura Whyte e «A Manhã Seguinte» de Jen Moss com a cantora Kate Nash.
Gata Má» de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto,

«Maria» de Joana Viegas

A programação foi da autoria de Luísa Sequeira, diretora do Shortcutz Porto, e José Pedro Lopes, da produtora Anexo 82.


Sem comentários:

Enviar um comentário