terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SHORTCUTZPORTO #52, 21 de Dezembro de 2011, pelas 22h, sala 2 Hard Club, entrada gratuita

Curtas em competição:

"O Homem da Cabeça de Papelão" de Pedro Lino e Luís da Matta Almeida



Realizador: Luís da Matta Almeida e Pedro Lino
Produtor: Luís da Matta Almeida, Zeppelin Filmes, Lda
Argumento: Nélia Cruz
Montagem: João Champlon
Música: Paulo Curado
Som: Paulo Curado
Animação: André Marques, Armando Coelho, Daniela Duarte, Jeroen Jaspaert, Marta
Monteiro, Pedro Lino
Técnica de Animação:Desenho sobre papel, auxiliado por computador
Idioma Original: Português
Legendas: Inglês

Sinopse: Antenor tinha um defeito terrível: só dizia a verdade, a verdade
verdadeira. a família tudo tentou para o curar, em vão. Já adulto, consulta um relojoeiro que lhe oferece uma cabeça de papelão para substituir a sua, enquanto esta estiver a ser arranjada. Com a nova cabeça nada voltará a ser como antes.


"Hannah" de Sérgio Cruz




"Hannah explores the playful ambition of Hannah Dempsey, a young dancer and athlete with a disability.

“The film is a celebration of motion, energy and elegance of human movement, evoking the power of adrenaline in the young Hannah. It makes the connection between art and sport with emphasis on the athlete-dancer relationship.

Hannah’s personal achievements reveal that disability is no barrier to creativity. Her life challenges society’s preconceptions and prejudices.

In making this film, I was able to explore Hannah’s aspirations and present them as a symbol of the hope that the London Olympics in 2012 represents for all of us.

I also see this film as a moving painting where I investigate movements, metamorphosis, colours, textures and rhythms.”

Sergio Cruz

For further information e-mail:
sergiocruzfilms@gmail.com

Length: 05:30

Credits:
Director, Producer Editor & Sound Design: Sérgio Cruz
Cast: Hannah Dempsey
Cinematographer: Dominik Rippl, Sérgio Cruz and Tom Ellis
Camera Assistant: Bruno Ramos
Music: Roberto Crippa
Sound Capture: Duncan Whitley
Production coordinator: Carl Simmonds
Executive Producer: Vicky Bloor
Hannah's Assistants: Lynne Dempsey and Hannah Oliver
Country of Production: Greece, England and Iceland
Support: South East Dance, Calouste Gulbenkian Foundation, Arsts Council/England, Alternative Routes and Fábrica de Movimentos.


Projetos convidados:

E o convidado especial do Shortcutz Porto é o artista plástico brasileiro Eduardo Filipe mais conhecido como "Sama" artista da BD mais subversiva do momento e um dos maiores artistas da BD underground brasileira. É também conhecido pelo seu trabalho como realizador, em especial nas novelas da Globo. Anterior à sua grande paixão do desenho, Eduardo foi actor de renome no Brasil. Um artista total que pela primeira vez chega a Portugal.


O artista plástico "Sama"


"Sama" Irá apresentar o trailerbook de "A BALADA DE JONNHY FURACÃO"







"BALADA DE JOHNNY FURACÃO" de Eduardo Filipe Sama

"Com seu carro envenenado, Johnny Furacão sonhava em ser o maioral. Tudo estava pronto, não faltava nada, só a vitória e o beijo da namorada.
Com esta premissa, Eduardo Filipe, o Sama, costura uma narrativa que em mãos menos habilidosas se perderia. Este road comic dividido em 5 capítulos vai nos apresentando os personagens misteriosos e ambíguos que aparentemente estão desconectados. Com o passar das páginas a história vai ganhando forma e sendo costurada habilidosamente, conduzindo-nos vertiginosamente ao final arrebatador.
A narrativa textual e o desenho deixam claras as influências do mestre Eisner na utilização de splash page e elementos de metalinguagem. Outro ponto forte é a arte, toda em uma belissíma aguada de
nanquim. Os quadros, por sua vez, são inseridos em fundo preto, nos proporcionando uma imersão no universo da história.
A balada de Johnny Furacão é recheada de influências e referências, que vão da literatura, quadrinhos, cinema e acima de tudo a música, afinal de contas a inspiração da hq vem da canção homônima composta e interpretada pelo tremendão Erasmo Carlos."


Apresentação do concurso DONE IN 60 SECONDS da Jameson



O QUE É O DISS?

O DISS é um desafio que a Irish Distillers lançou em todo o mundo em que se pede aos apaixonados pelo cinema que em 60 segundos recriem o filme da sua vida.


COMO PARTICIPAR?

A ideia é simples, basta escolher um filme e desafiar uma série de amigos a reinterpretá-lo de forma a que não dure mais do que um minuto!

Depois de finalizado o filme devera ser submetido a aprovação e se cumprir todas as regras do regulamento ficara imediatamente disponível em www.jamesonempirediss.com e no Canal de Youtube do “jameson Empire Done in 60 Seconds”.

O PRÉMIO…

O vencedor de Portugal ganha uma viagem até Londres para a Final Internacional do "Done in 60 Seconds", no dia 23 de Março, para competir com os restantes candidatos de todo o mundo.

Um painel internacional de juízes irá escolher, de entre todos, os cinco nomeados "Done in 60 Seconds" que irão participar na gala "Jameson Empire Awards" no Domingo, dia 25 de Março de 2012

É aqui na gala das Estrelas “Jameson Empitre Awards” que o vencedor será anunciado e o vídeo vencedor será apresentado e aplaudido pelas celebridades mais reconhecidas de Hollywood que o verão no palco a receber o seu Jameson Empire Award.

O grande vencedor terá ainda a oportunidade única e inesquecível de passar algum tempo com um reconhecido cineasta para partilhar ideias e o dia-a-dia de um verdadeiro profissional de cinema!

DATAS IMPORTANTES

Candidaturas: até 20 Janeiro 2012

Avaliação das candidaturas pelo juri nacional: até 14 Fevereiro 2012

Anúncio vencedor português: 14 Fevereiro 2012

Festa Done in 60 seconds em Londres : 23 Março 2012

Gala Jameson Empire Awards em Londres: 25 Março 2012


Para mais informações consultar: http://www.jamesonempirediss.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário