Film Panic Presents! Orphine (2014 / Sarahjane Swan & Roger Simian) + Pregnant (2015 / Fabrizio Federico)
Film Panic e Shortcutz Porto |
Film Panic Presents! é um programa mensal de cinema underground e experimental contemporâneo que traz ao Porto uma variedade de filmes únicos, visões e explorações cinematográficas de cineastas intrépidos que desafiam e expandem a arte do cinema contemporâneo. Estas sessões são apresentadas pela Film Panic (Daniel Fawcett & Clara Pais) em parceria com o Shortcutz Porto, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett com o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Nesta sessão temos o prazer de apresentar 'Orphine', uma curta-metragem de Sarahjane Swan & Roger Simian, e 'Pregnant', uma longa-metragem de Fabrizio Federico.
Orphine (2014 / Sarahjane Swan & Roger Simian / Reino Unido / 12mins)
Uma curta metragem experimental, criada a partir de um projecto de instalação, sobre uma mulher que desce ao Submundo para confrontar a sua irmã, Morte, e trazer de volta a sua criança nascitura. Orphine atravessa as margens entre os reinos dos mortos e dos vivos, os domínios do consciente e do sonho. História pessoal é filtrada através da lente da mitologia, num filme que junta técnicas ancestrais de tradição oral a um uso expressionista de manipulação de vídeo.
Maus hábitos
22.02.17 - 22h
Projeção e conversa aberta com a diretora María Rogel 'Lapor'
Screening and Open Talk with the director María Rogel 'Lapor'
Maus Hábitos + Shortcutz Porto
Entrada Livre
BeSoMelo + Saco Azul / Maus Hábitos + Shortcutz Porto |
BE.SO.MELO (9 Curtas)
Realizador: María Rogel 'Lapor'
País: Espanha / Ano: 2012-16 / 45' / M/12
Língua da versão original: sem diálogos / inglês
Promotor: BeSoMelo + Saco Azul / Maus Hábitos + Shortcutz Porto
Be.So.Melo - dramaticProject / intervenções site-specific e filmagens-processo para a recuperação do património cinematográfico e do melodrama contemporâneo - é um projeto dirigido e produzido por María Rogel 'Lapor' sobre o melodrama, o impacto emocional e a nostalgia cinematográfica. É uma homenagem ao Cinema e às personagens totais e inesquecíveis dos filmes clássicos, pelas quais sentimos empatia e compaixão, como se fossem pessoas de carne e osso, queridas e próximas, cuja memória fica no nosso imaginário para sempre. O projeto tenciona resgatar esse sentimentalismo e intimidade, esses gestos, quartos, mise-en-scènes e objetos que dotaram aquelas cenas de tanta intensidade dramática, que outrora aproximou o publico ao Cinema. Procura recuperar o género melodramático através da pesquisa audiovisual que ativa uma memória coletiva do cinema. Be.So.Melo uma proposta coletiva gerada por meios do dispositivo de cinema verité que, a partir de um uso responsável das novas tecnologias, não só faz um tributo ao esplendor do Cinema como se transforma numa outra homenagem: à realidade, às vidas dos participantes, aos não-atores e ao quotidiano. Um remake contaminado pelas idiossincrasias locais da sociedade contemporânea, que através do melodrama falam de nós.