terça-feira, 19 de abril de 2016

185 ª Edição do Shortcutz Porto

185 ª sessão do Shortcutz Porto  
20 de Abril
21:30
Entrada gratuita
Maus Hábitos 


Apresentação do livro “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça: Glauber Rocha e a invenção do cinema brasileiro moderno”(Editora Prismas, 2015 ) de Frederico Osanam Amorim Lima.
Nesta apresentação vamos contar com a presença do autor  da Maria Guerra e Luísa Sequeira.

Frederico Lima é  professor do programa de pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, e, atualmente, pós-doutorando na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

A obra, sustentada, principalmente, na produção escrita daquele que é considerado, por muitos, o mais importante cineasta do Brasil, procura fazer uma releitura do chamado “cinema brasileiro moderno” apontando os caminhos que tornaram possível a canonização de Glauber Rocha e os filmes que imprimem uma ideia de moderno para o cinema nacional. O cineasta brasileiro Glauber Rocha, diretor de filmes como “Deus e o diabo na terra do sol” (1964) e “Terra em transe” (1967), além de realizador de uma importante produção cinematográfica, produziu artigos, livros, cartas e apresentou um programa televisivo no final dos anos 1970, que possibilitam descobrir um personagem construído no interior de discursos inflamados, ofensas e autopromoção.

 
“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" de Frederico Lima
 O livro procura demonstrar como essa imagem de Glauber Rocha, produto do seu próprio interesse, acabou por capitalizar a produção de trabalhos acadêmicos, filmes e uma grande quantidade de obras que nomeiam o “cinema brasileiro moderno” a partir de uma zona de conforto criada pelo próprio cineasta. O livro é, portanto, uma tentativa de colocar na ordem do dia a discussão sobre como os diversos agentes culturais – institucionais, intelectuais ou, mesmo, midiáticos – que trabalham na construção de personagens sínteses de movimentos e ideias, e como isto acaba por referenciar parte considerável das opiniões sobre estas personalidades.

Curta- metragem  "Terra 2084" do realizador Nuno Sá Pessoa

"Terra 2084" do realizador Nuno Sá Pessoa

 Sinopse:

2084: A União Mundial está estabelecida, a moeda única em circulação, e a crise não acaba, será do espaço que virá a razão?

I Love My Label  de Rui Portulez


A Antena 3 apresenta uma nova série de documentários sobre editoras discográficas portuguesas. I Love My Label – A Edição Independente em Portugal é uma série de seis episódios pensados por rui Portulez e realizados pelo Centro de Inovação da RTP Porto.
O primeiro destes seis filmes é sobre a Lovers & Lollypops, editora e produtora, que por esta altura celebra 10 anos e 70 edições – entre elas, discos de Glockenwise, Filho da Mãe, Memória de Peixe, Sequin, Black Bombaim, Jibóia, Duquesa, entre muitos outros projetos.
Além dos artistas da casa, este primeiro episódio de I Love My Label conta com as histórias e as memórias de Fua (o fundador Joaquim Durães) e de Márcio Laranjeira, um dos homens da frente da Lovers & Lollypops.

Sem comentários:

Enviar um comentário