185 ª sessão do Shortcutz Porto  
20 de Abril
21:30
Entrada gratuita
Maus Hábitos 
Apresentação do livro “Uma câmera na mão e uma ideia 
na cabeça: Glauber Rocha e a invenção do cinema brasileiro 
moderno”(Editora Prismas, 2015 ) de Frederico Osanam 
Amorim Lima.
Nesta apresentação vamos contar com a presença do autor  da Maria Guerra e Luísa Sequeira.
Frederico Lima é professor do programa de pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, e, atualmente, pós-doutorando na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Frederico Lima é professor do programa de pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, e, atualmente, pós-doutorando na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
A obra, sustentada, principalmente, na produção escrita daquele que é considerado, por muitos, o mais importante cineasta do Brasil, procura fazer uma releitura do chamado “cinema brasileiro moderno” apontando os caminhos que tornaram possível a canonização de Glauber Rocha e os filmes que imprimem uma ideia de moderno para o cinema nacional. O cineasta brasileiro Glauber Rocha, diretor de filmes como “Deus e o diabo na terra do sol” (1964) e “Terra em transe” (1967), além de realizador de uma importante produção cinematográfica, produziu artigos, livros, cartas e apresentou um programa televisivo no final dos anos 1970, que possibilitam descobrir um personagem construído no interior de discursos inflamados, ofensas e autopromoção.
 O livro procura demonstrar 
como essa imagem de Glauber Rocha, produto do seu próprio interesse, 
acabou por capitalizar a produção de trabalhos acadêmicos, filmes e uma 
grande quantidade de obras que nomeiam o “cinema brasileiro moderno” a 
partir de uma zona de conforto criada pelo próprio cineasta. O livro é, 
portanto, uma tentativa de colocar na ordem do dia a discussão sobre 
como os diversos agentes culturais – institucionais, intelectuais ou, 
mesmo, midiáticos – que trabalham na construção de personagens sínteses 
de movimentos e ideias, e como isto acaba por referenciar parte 
considerável das opiniões sobre estas personalidades. 
Curta- metragem  "Terra 2084" do realizador Nuno Sá Pessoa
![]()  | 
| "Terra 2084" do realizador Nuno Sá Pessoa | 
 Sinopse: 
2084: A União Mundial está estabelecida, a moeda única em circulação, e a crise não acaba, será do espaço que virá a razão?
![]()  | 
| I Love My Label de Rui Portulez | 
A Antena 3 apresenta uma nova série de documentários sobre editoras discográficas portuguesas.
I Love My Label – A Edição Independente em Portugal é uma série de seis episódios pensados por rui Portulez e realizados pelo Centro de Inovação da RTP Porto.
O primeiro destes seis filmes é sobre a
Lovers & Lollypops,
 editora e produtora, que por esta altura celebra 10 anos e 70 edições –
 entre elas, discos de Glockenwise, Filho da Mãe, Memória de Peixe, 
Sequin, Black Bombaim, Jibóia,
 Duquesa, entre muitos outros projetos.
Além dos artistas da casa, este primeiro episódio de I Love My Label conta com as histórias e as memórias de Fua (o fundador Joaquim Durães) e de Márcio Laranjeira, um dos homens
 da frente da Lovers & Lollypops.



Sem comentários:
Enviar um comentário