quinta-feira, 30 de abril de 2015

Shortcutz Porto # 138

Shortcutz Porto # 138
Dia 30  de Abril
22 horas
Maus hábitos 22 horas
Entrada gratuita

Filmes convidados:

Aquário
Realizadora: Matilde Ribau
Produtora: Escola Artística Soares dos Reis
Sinopse:  Por vezes acontecem coisas que alteram a nossa vida por completo. Que nos alteram fisicamente e nos matam psicologicamente.
Esta história é sobre uma rapariga de dezanove anos que tenta colocar um ponto final na sua insignificante vida. O seu pai não aceita essa decisão, mas ao mesmo tempo, não consegue ver a filha viver num constante sofrimento.
"Obrigada por abrires o teu coração para que eu possa parar o meu..."

https://vimeo.com/96501160


Ego
Realizadora: Maria Miguel 
Produtora: Escola Artística Soares dos Reis
Sinopse: Mudança. Surtos subconscientes agora mostram uma intenção ulterior, que sempre foi negada, e o espírito revolucionário. O exterior surpreende.



Título: A Ilha
Realizadora: Raquel Teixeira
País: Portugal
Género: Dogma 95, Drama
Sinopse: 

Numa ilha habitacional longe de tudo e de todos, uma mulher tenta impor a sua vontade ao seu cônjuge, e, para tal, enfrentará as consequências.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Shortcutz Porto # 137

Shortcutz Porto # 137
Maus Hábitos
22 horas 
Entrada gratuita 

Curtas em competição:


"Alda" de Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro e Luís Catalo
O filme retrata a evolução de um espaço rural, e as consequências que isso trouxe na vida de alguém que sempre ali viveu.
Alda é uma mulher idosa e solitária, que teve uma história de vida complicada. Perante esta mudança que lhe é imposta, e sem possível fuga, vê-se agredida a si e ao mundo que conhece, não tendo outra alternativa que não seja regressar ao lugar que sempre conheceu, a sua casa.






"Últimos Segundos" de Rui Costa. 

Os últimos segundos da vida de um homem que tem a particularidade de saber o exato sítio e momento em que irá morrer. A história de alguém que abraça a singularidade da consciência e da condição humana. Afinal, porque haveria a nossa morte ser constrangedora?


 


Projecto convidado:

Mais uma vez, o Porto acolhe, nos dias da revolução, o Desobedoc - mostra de cinema insubmisso
Esta cidade tem uma relação íntima com a história do Cinema Português. Foi aqui que se começou a fazer cinema. São do Porto grandes cineastas, como Manoel de Oliveira, que filmou no Porto a sua primeira longa-metragem, Aniki-Bobó. Aqui se levou a cabo a primeira experiência de uma produção que se pretendeu de escala semelhante à de alguns dos principais estúdios europeus dos anos 20. Aqui nasceram salas de cinema que viriam a constituir-se como património e imaginário da cidade. Aqui se consolidou um espírito rebelde e desobediente, o qual, associando a cinefilia à intervenção cidadã, não só contribuiu para a resistência à ditadura do Estado Novo, mas também permitiu a participação criativa na busca de novos rumos para o cinema português.