Shortcutz Porto # 137
Maus Hábitos
22 horas
Entrada gratuita
Curtas em competição:
"Alda" de Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro e Luís Catalo
O filme retrata a evolução de um espaço rural, e as consequências que isso trouxe na vida de alguém que sempre ali viveu.
Alda é uma mulher idosa e solitária, que teve uma história de vida
complicada. Perante esta mudança que lhe é imposta, e sem possível fuga,
vê-se agredida a si e ao mundo que conhece, não tendo outra alternativa
que não seja regressar ao lugar que sempre conheceu, a sua casa.
"Últimos Segundos" de Rui Costa.
Os últimos segundos da vida de um homem que tem a particularidade de
saber o exato sítio e momento em que irá morrer. A história de alguém
que abraça a singularidade da consciência e da condição humana. Afinal,
porque haveria a nossa morte ser constrangedora?
Projecto convidado:
Mais uma vez, o Porto acolhe, nos dias da revolução, o Desobedoc - mostra de cinema insubmisso
Esta cidade tem uma relação íntima com a história do Cinema Português. Foi aqui que se começou a fazer cinema. São do Porto grandes cineastas, como Manoel de Oliveira, que filmou no Porto a sua primeira longa-metragem, Aniki-Bobó. Aqui se levou a cabo a primeira experiência de uma produção que se pretendeu de escala semelhante à de alguns dos principais estúdios europeus dos anos 20. Aqui nasceram salas de cinema que viriam a constituir-se como património e imaginário da cidade. Aqui se consolidou um espírito rebelde e desobediente, o qual, associando a cinefilia à intervenção cidadã, não só contribuiu para a resistência à ditadura do Estado Novo, mas também permitiu a participação criativa na busca de novos rumos para o cinema português.
Esta cidade tem uma relação íntima com a história do Cinema Português. Foi aqui que se começou a fazer cinema. São do Porto grandes cineastas, como Manoel de Oliveira, que filmou no Porto a sua primeira longa-metragem, Aniki-Bobó. Aqui se levou a cabo a primeira experiência de uma produção que se pretendeu de escala semelhante à de alguns dos principais estúdios europeus dos anos 20. Aqui nasceram salas de cinema que viriam a constituir-se como património e imaginário da cidade. Aqui se consolidou um espírito rebelde e desobediente, o qual, associando a cinefilia à intervenção cidadã, não só contribuiu para a resistência à ditadura do Estado Novo, mas também permitiu a participação criativa na busca de novos rumos para o cinema português.
Sem comentários:
Enviar um comentário