sexta-feira, 5 de junho de 2015

Shortcutz Porto especial # 143

Shortcutz Porto # 146

Maus Hábitos

22 horas
Entrada gratuita

Nesta sessão especial vamos apresentar 2 filmes da dupla brasileira Cláudia Cardenas e Rafael Schlichting e o documentário" Guitarras ao Alto" do realizador Daniel Mota partir duma ideia de Henrique Amaro e Luís Oliveira.

TIme Gap
Atraso, intervalo, espaço. O que o espaço contém de tempo na duração do instantâneo da imagem? Como retratar o tempo retirando-lhe o caráter documental que a imagem sempre produz? A imagem num cinema contemporâneo, não referencial, não é imitação das coisas, mas um intervalo produzido de forma a exibir a natureza mesma da linguagem cinematográfica ao falar sobre o tempo cinema. Time Gap aborda o nascimento da imagem, retomando o negativo fílmico como pele de inscrição para expor e tentar exaurir suas possibilidades de esgarçamento através da tecnologia digital. O filme foi realizado em Detroit, berço da indústria automobilística, cidade ícone do capitalismo americano e que hoje se encontra em profunda decadência.

TIme Gap de Cláudia Cardenas e Rafael Schlichting


CHild WOrld
Estamos todos presos a um mecanismo infantil de satisfação individualista: uma espécie compulsiva de consumo que unicamente visa aliviar a ansiedade, a insegurança ou mesmo o desespero subjacentes à nossa época. Ironicamente, o homem contemporâneo, com seu avançado conhecimento intelectual, desconhece-se enquanto totalidade espiritual, não sabe bem o que deseja e por isso não consegue satisfazer-se plenamente, sentindo-se vazio de realizações. Vivemos em um Mundo Infantilizado (Child World) em que todos nos sentimos Losers.



CHild WOrld de Cláudia Cardenas e Rafael Schlichting


Guitarras ao Alto
Os guitarristas Tó Trips e Filho da Mãe levaram as suas guitarras ao alto em Beja, Portalegre e Campo Maior, num espetáculo inédito.
Assim nasce o Guitarras ao Alto. Um road movie que acompanha dois guitarristas num processo de descoberta criativa.
Ao longo de três dias, tendo o Alentejo como cenário, encontraram-se perspetivas artísticas, descobriram-se novos públicos e exploraram-se aromas, sabores e texturas musicais.
Um projeto do Centro de Inovação da RTP. o documentário" Guitarras ao Alto" do realizador Daniel Mota a  partir duma ideia de Henrique Amaro e Luís Oliveira.



Guitarras ao Alto de Daniel Mota.

Sem comentários:

Enviar um comentário