quarta-feira, 20 de maio de 2020

SHORTCUTZ PORTO APRESENTA CINEMAUS

20 DE MAIO DE 2020
CINEMAUS


Para estes tempos de distanciamento físico, o Shortcutz Porto criou o CineMaus, sessões especiais dedicadas ao cinema, artes visuais e performativas.

CineMaus Shortcutz Porto 

Todos os meses convidamos um artista a apresentar o seu trabalho. As sessões acontecem nas páginas de Facebook do Shortcutz Porto, da Saco Azul Associação Cultural e dos Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
Para esta primeira sessão convidamos Tânia Dinis para uma conversa e de seguida apresentamos o mais recente trabalho da artista com o vídeo da exposição, "Alegoria Fotográfica", que parte de um texto do escritor vimaranense Pedro Bastos, reúne um conjunto de obras, num trabalho de pesquisa e criação a partir do Álbum de fotografias de Família. A relação tempo-imagem-memória, a sua construção e organização de imagens, os seus espaços vazios. Estas imagens agora revisitadas, resultam em pequenos ensaios que se multiplicam, transformam, construindo pequenas narrativas, explorando a ideia de imagem como uma experiência da efemeridade do tempo e da memória.
Entre as obras inseridas na exposição, encontram-se Memoração, um ensaio visual composto por álbuns de fotografias, negativos, molduras, molas, porta-retratos, entre outros elementos, Ensaio fotográfico para Júlia, pesquisa com negativos de vidro, Alegoria Fotográfica, vídeo homónimo da exposição com base no texto de Pedro Bastos para o filme Armindo e a Câmara Escura, e Sobrepostos, vídeo elaborado a partir dos arquivos privados do Museu da Imagem de Braga e do Centro Português de Fotografia, vencedor dos Laboratórios de Verão do gnration.



Alegoria Fotográfica
Exposição individual de Tânia Dinis
Junto com a exposição individual de Pedro Bastos - Ambulatório
CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Guimarães
Apoio da DGArtes
Montagem de Igor Sampaio
Apoio: Jorge Quintela, Tales Frey, Paulo da Mata e Joaquim Dinis. ( A inauguração estava marcada para março, mas impossível por causa da situação actual, fica aqui um pequeno registo vídeo )
Shortcutz Porto
Coprodução: Shortcutz Porto, Câmara do Porto, Saco Azul e Maus hábitos
Apoio: Anjos Urbanos Cabeleireiros

---------

20 DE MAIO DE 2020
CINEMAUS / SHORTCUTZ PORTO
Curadoria: Luísa Sequeira

Sem comentários:

Enviar um comentário