segunda-feira, 5 de julho de 2021

Shortcutz Porto #264

 Shortcutz Porto #264

14.07.2021- 20h30 

Duração sessão: 50'

Classificação etária: M/14 

Sala de Espetáculos  





PROGRAMA

Amor Quântico

Realizador: Paulo Furtado

2019, Fic, 11', Portugal 


Sinopse: “Amor Quântico” é um filme com três narrativas paralelas, envolvendo a mesma mulher, sem que exista uma ordem cronológica clara.




Extratos

Realizadora: Sinai Sganzerla

2019, Doc, 8', Brasil


Sinopse: Curta-metragem com imagens entre o período de 1970 até 1972 nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e a região do deserto do Saara. As imagens foram filmadas por Helena Ignez e Rogério Sganzerla no exílio, nos anos de chumbo. O filme é também sobre a esperança. Algo afável é possível mesmo quando há indicações do contrário.





REVERSO

Realizador: Victor Santos 

2019, Fic, 8'30'', Portugal 

 

Sinopse: 26 de Abril de 1974, a primeira noite após o derrube do regime fascista português. Um homem chega a um pequeno quarto de uma pensão carregando apenas uma mala. Desconfiado mas cansado acaba por adormecer para acordar subitamente com o telefone a tocar insistentemente. No outro lado da linha uma voz troça com ele repetindo tudo o que ele diz.






OLHOS D´ÁGUA, SUZANA QUEIROGA

2013, Exp, 7', Brasil

A exposição Olhos d’água da qual este vídeo fez parte foi uma grande homenagem ao meu pai, jovem português de 27 anos que morreu num acidente aéreo no Rio de Janeiro, Brasil, quando minha mãe estava grávida de mim. Uma viagem inesperadamente interrompida. O vídeo traz uma simbologia complexa, o despedaçamento e a dissolução do corpo no mar, o fado, a espera por alguém que jamais virá, o azul da Baía de Guanabara onde o avião mergulhou, e o azul que marcou a vida do meu pai, que utilizava a cor em desenhos e capas de diários.




Sem comentários:

Enviar um comentário