terça-feira, 26 de outubro de 2021

Shortcutz Porto# 265

Shortcutz #265

MOSTRA FOTOGRAMA
curadoria Luísa Sequeira
03.11 - 20h30
Duração sessão: 46”
Sala de Espetáculos
Mostra Fotograma inserida no MIP - Mês da imagem do Porto




Para Susan Sontag, “As fotografias podem ser mais memoráveis que as imagens em movimento, pois são uma nítida fatia do tempo, e não do fluxo”. Na mostra Fotograma, apresentamos um conjunto de curtas-metragens, que questionam e exploram as várias relações da fotografia, quer seja pela forma ou pelo conteúdo, que nos fazem reflectir sobre um cruzamento de fronteiras entre a fotografia e o cinema, o imóvel e os fotogramas animados, o material e o invisível.
Programação:
◾️"Transimagem" de Patrícia Vieira Campos
Imagem e som: Patrícia Vieira Campos
Edição: Patrícia e Luís Vieira Campos
Duração: 31´
Objeto fílmico resultante do trabalho de doutoramento em arte dos Media A Transimagem – Fotografia e subjetividade face à proliferação da Imagem. Uma reflexão que é um objeto experimental sobre a imagem, que se propõe olhá-la na atualidade, na forma como a usamos, partilhamos e nos deixamos guiar por ela. Uma abordagem que parte de um depósito privado e pessoal e da sua capacidade de produzir sentidos. Um objeto fílmico que propõe a ideia de transimagem através de sensações, sendo esta uma possível equação para entender o lugar de transladação que a imagem hoje opera. Uma peça de um puzzle que possa permitir definir a conjuntura atual, na qual a imagem se coloca em si própria e perante nós, transcendente, transgénero, transversal e transdisciplinar. A realidade, a imaginação e nós no presente da imagem.
◾️ "Quando a Luz se Apaga" de Tânia Prates
Realização: Tânia Prates
Participação especial: Ana Paiva
Duração: 5´
Sinopse" Através de ensaio experimental em vídeo e utilizando imagens do espólio fotográfico do Fundo Fotocine existente no acervo do Museu Municipal de Coruche, dar a conhecer alguns aspetos da realidade familiar de meados do século XX nesta região ribatejana e da sua relação com a fotografia.
Casas devolutas, casas que albergam quem está na rua, casas cheias de histórias. Como vivem estas pessoas, como vivem a cidade, como ocupam o tempo. Um conjunto de histórias de pessoas que vivem ou viveram na rua, contadas na primeira pessoa.
◾️ "Casas da Rua" de Ana Luísa Oliveira e Rui Oliveira
Argumento: Ana Luísa Oliveira
Imagem: Rui Oliveira
Som: Tiago Serafino
Edição: Rui Oliveira

Sinopse"

Sem comentários:

Enviar um comentário