Nesta sessão do Shortcutz Porto, Luísa Sequeira e Rita Capucho apresentam uma sessão com convidadas e filmes que abordam o “corpo” em diferentes situações.
A realizadora Mónica Santos exibe a curta “ Alma”, a performer Letícia Maia apresenta, "D Ó C I L_ objeto" e exibimos a animação LÁBIOS de Emilie Praneuf.
Nesta sessão também vamos apresentar associação MUTIM, Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. A Mutim é uma associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal fundada em 2022, nasceu para combater a desigualdade de género na área do cinema e audiovisual em Portugal.
Alma de Mónica Santos
7´54´´
Ficção
Portugal 2020
Legendas em Inglês
Sinopse:
Uma expedição poética, em que a personagem vagueia na procura da sua alma gémea, somente para a encontrar bem perto de si.
"D Ó C I L_ objeto" de Letícia Maia
Vídeo registo de performance
4'13''
Brasil, 2017
Captura e edição: Rodrigo Munhoz (Aka Amor Experimental)
Sinopse
Na performance D Ó C I L_ objeto, utilizo materiais artificiais de ajustamento do corpo feminino para modificar minha aparência. Tenho como referência a ideal de uma mulher, linda, objetificada e silenciosa, algo similar a uma boneca inflável.
Me monto a partir de acessórios e comportamentos que padronizam o feminino, brincando com a composição e estranhamento que o excesso de erotização provoca ao objetificar o corpo.
Montada; experimento gestos, poses, ações, e abro uma grande lata de leite condensado. Por meio de uma instrução escrita, convido o público a interagir com a ação; cada participante deve escolher um gesto ou pose para serem feitos por mim, então pode atirar leite condensado utilizando uma “arminha de água”.
—-----
BABINES| LÁBIOS de Emilie Praneuf
Animação
08'28"
Bélgica,2018
Sinopse
Numa tarde de verão, uma mulher se acaricia, sozinha em sua cama. Em algum lugar entre uma viagem emocionante e um transe poético, Babines é uma ode ao prazer.
Mutim - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. A Mutim é uma associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual em Portugal fundada em 2022, nasceu para combater a desigualdade de género na área do cinema e audiovisual em Portugal
“Trabalhamos no sentido de gerar um pensamento crítico acerca de como as mulheres são representadas no cinema e audiovisual, acreditando que as histórias e imagens que produzimos hoje são as bases para a cultura do futuro.” Mutim
Sem comentários:
Enviar um comentário