domingo, 18 de outubro de 2015

Shortcutz Porto # 148

Dia 21 de Outubro
Local: Maus Hábitos no Porto
22 horas Entrada Gratuita

Programação para o dia 21 de Outubro de 2015 


Curta em competição: "The Free Jazz Company" de Francisco Morgan  

Sinopse:"The Free Jazz Company" acompanha os ensaios e concertos de Paulo Alexandre Jorge (saxofonista) e o seu quarteto/quinteto e, em paralelo, reflete o modo como a improvisação livre, ná área do Jazz, é utilizada como um discurso e a forma como os músicos são capazes de criar uma linguagem própria através deste estilo. Com pequenos excertos de uma entrevista, Paulo Jorge discute ainda os avanços culturais na cidade do Porto.

"The Free Jazz Company" de Francisco Morgan

Curta em competição: "Marta" de Bernardo Gomes de Almeida 

Sinopse : Marta chega a casa depois do funeral da mãe. Após ter dedicado os últimos anos da sua vida a cuidar dela, chega a hora de aprender a viver com esse vazio. Pela primeira vez poderá pensar no seu futuro, mas uma visita inesperada irá obrigá-la a viajar até aos lugares mais duros da sua memória. 

"Marta" de Bernardo Gomes de Almeida


Projecto Convidado:
Curta portuguesa "Trova" de Nuno M Soares  no Red Dot Cinema - Japão

Durante toda a passagem do século, ocorrem vários eventos e inaugurações importantes em Portugal. No Porto, Pontes Maria Pia e D. Luis [época do Ferro e do Vidro], ferrovias, progressos foto-químicos, fotografia e cinema, rede eléctrica, correios, novos espaços de lazer, como o Teatro Baquett, Palácio Cristal são disso exemplo.
Em 1882, o restauro da Casa do Mirante ou do Brigadeiro Lima (Castelo de Vandomme ou de Habsburgo), em Gaia, cabe ao Pintor e Arquitecto Paisagista Henrique Pousão. Os terrenos junto ao rio Douro, Candal, quase Afurada vão conhecer personalidades europeias convidadas para esta apresentação da obra de restauro do Mestre. D. Carlos garante o evento com o selo Imperial nos convites.
Friedrich Nietszche e Isabel de Hungria desembarcam n' Afura, juntamente com o pintor. É um pequeno veleiro que os traz da Galiza, depois do vapor até lá. Os alunos aguardam junto ao Castelo para uma sessao de pintura ao ar livre. Estão lá Aurélia de Souza e Amélia Monteiro, (futura) esposa do Mestre-Escultor Soares dos Reis.
1920, Aurélia desenha algumas dessas recordações a partir da Quinta da China, sua casa em Campanhã.


Sem comentários:

Enviar um comentário